De novembro/2016 a Janeiro/2017 foram diagnosticados em Caxias do Sul dois casos de Leishmaniose por PCR Real Time em dois caninos de 7 e 15 anos, da raça Dachshund e Rottweiler respectivamente. Ambos apresentaram sintomatologia de anemia, lesão cutânea, emagrecimento, desidratação e linfadenopatia.
A leishmaniose é uma zoonose transmitida pelo mosquito-pólvora, onde o inseto é o vetor que transmitem os amastigotas do protozoário para o homem, caninos, felinos e outras espécies. Em áreas endêmicas, o canino é o principal reservatório, devido a proximidade com o ser humano.
A coleta correta de amostra é imprescindível para um bom resultado, as amostras de escolha são sangue total, aspirados de linfonodos, aspirado de medula óssea ou raspado de lesão cutânea, tendo especificidade de 100%.
O diagnóstico é realizado por testes sorológicos (Elisa e RIFI), análise citopatológica e testes moleculares (PCR em Tempo Real).
Segundo a literatura mais recente, a técnica molecular mais sensível, eficiente e segura é a de PCR em Tempo Real (Reação de Cadeia em Polimerase). Neste método busca-se a identificação precisa do DNA do protozoário no paciente.
O Laboratório Vetis, que é referência em análises veterinárias, realiza o exame de PCR em Tempo Real para diagnóstico definitivo de Leishmaniose no prazo de até 3 dias úteis com precisão, qualidade e segurança. Para casos mais urgentes, o resultado pode ser emitido no mesmo dia.
Para maiores informações consulte seu veterinário sobre esse teste ou informe-se pelo fone (54) 3419.2660 ou pelo site www.vetis.com.br
Fonte: Imprensa/Vetis