A esporotricose consiste em uma doença fúngica, causada por Sporothrix schenckii. Essa doença afeta gatos e seres humanos, causando lesões cutâneas ulceradas, exsudativas com difícil cicatrização. Nos últimos anos, diversas cidades do Brasil têm observado surtos da doença, deixando a população em alerta.
Os animais adquirem a doença através de lesões expostas na pele, normalmente causadas por mordidas e arranhões associados ao contato com ambientes colonizados pelo fungo como solo, entre outros.
Animais doentes podem transmitir a doença para seres humanos através de arranhões, mordidas ou mesmo mediante o contato com feridas abertas.
Para um diagnóstico mais preciso, no momento da coleta do material, o Médico Veterinário deve encaminhar ao laboratório o swab seco da lesão profunda e/ou aspirado da lesão.
O diagnóstico de esporotricose é normalmente feito de duas formas: a) análise citopatológica da lesão de pele, onde se visualizam as estruturas fúngicas no esfregaço. b) PCR em Tempo real. O diagnóstico por PCR em Tempo Real tem se mostrado mais sensível que as outras técnicas pois é capaz de identificar o DNA fúngico em amostras que não são passíveis de identificação visual.
Através da técnica de PCR em tempo real é possível detectar com especificidade o fungo, ajudando o Médico Veterinário no diagnóstico diferencial de outras micoses cutâneas (ex. Cryptococcus sp), infecções bacterianas ou mesmo outras patologias de pele como carcinomas.
O Vetis Centro de Análises Veterinárias, realiza o diagnóstico de Sporothrix schenckii e Cryptococcus sp. via PCR em Tempo Real garantindo precisão e segurança nos resultados.
Para maiores informações, entrem em contato conosco pelo telefone (54) 3419.2660 ou acesse nosso site www.vetis.com.br.