De distribuição mundial, a bactéria Leptospira spp. é endêmica nos animais domésticos e selvagens, sendo os roedores o principal reservatório e transmissor da doença. Atualmente, existem mais de 200 sorovares do gênero Leptospira publicados com diferentes graus de patogenicidade.
A transmissão da doença ocorre por contato com solo, vegetação, água ou fluidos de animais infectados. A manifestação clínica da doença pode apresentar-se de forma branda ou muitas vezes inespecífica como febre, inapetência, diarreia, icterícia, entre outros. No entanto, não é incomum que a doença se manifeste na forma subclínica, tornando-se imperceptível e de difícil diagnóstico.
Exames laboratoriais de rotina como hemograma, bioquímica clínica e exame comum de urina são essenciais para a triagem na suspeita da enfermidade. No entanto, o diagnóstico definitivo deve ser feitos por métodos específicos.
Neste contexto, o PCR em tempo real é a técnica que apresenta alta sensibilidade e especificidade, podendo detectar quantidades mínimas de DNA da bactéria em diversas amostras biológicas, como urina, sangue, soro e fragmentos de tecido.
O Laboratório Vetis, que é referência em análises veterinárias, realiza esse exame no prazo de até 3 dias úteis com segurança e qualidade no diagnóstico. Para casos mais urgentes, o resultado pode ser emitido no mesmo dia.
Para maiores informações, entrem em contato conosco pelo telefone (54) 3419.2660 ou acesse nosso site www.vetis.com.br.